segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Exemplo de Planejamento

Segue anexo um exemplo de planejamento bimestral que pode servir de base para os professores criarem o seu. É importante ressaltar que todo planejamento deve se basear em um diagnóstico da turma, para que assim o professor tenha seu ponto de partida. Esse diagnóstico pode ser uma prova objetiva ou alguma outra atividade que o professor utilize que pode medir quais habilidades já foram colnsolidadas pela turma. Outro ponto a ressaltar é que o planejamento tem que ser feito a partir do CBC e não do livro didático. Os conteúdos que serão desenvolvidos já estão no CBC, é só selecionar. Lembre-se que o planejamento é um instrumento flexível. O professor pode repetir algum conteúdo/habilidade do bimestre anterior que ainda não foi visto(a) ou repetí-lo se não foi consolidado(a).

Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.

11 comentários:

  1. Isabella, parabéns pela iniciativa! O modelo de palnejamento está ótimo!
    Abraços,
    Janaína - SRE Barbacena.

    ResponderExcluir
  2. ESTOU PRECISANDO DE UM PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUA PORTGUESA SEGUNDO O CBC,TERIA COMO ME ENVIAR POR EMAIL?
    OBRIGADA

    prof.chrislopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Krets,

    Na verdade não tenho nenhum modelo de planejamento anual. Porque nas escolas da nossa SRE sempre orientamos os professores a fazer o Planejamento Bimestral para que possa, assim, a cada bimestre rever o que precisa reforçar, melhorar e o que pode avançar. Mas a sugestão que posso te dar é que o Planejamento Anual pode seguir esse mesmo modelo acima. Os CBC's já vêm dividido por ano de escolaridade e você os encontra no site da SEE, assim é só você separar as habilidades por mês. Espero ter ajudado. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Vocês são nota 10. Sou professora de Língua Portuguesa em Minas Gerais e em minha equipe não nos disponibiliza exemplos de atividades. Isso nos ajuda a enriquecer nossas aulas. Parabéns pela iniciativa.
    Abraços
    Claudirene

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras da colega acima. Parabéns pelas sugestões que muito tem me ajudado!
    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir
  6. Quem nos dera uma SRE como a de Curvelo. Fiz faculdade aí e bem sei dizer quão competentes são os profissionais dessa cidade.
    Parabéns a vocês e... mantenham-se humildes que Deus continuará lhes capacitando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio Maria Aparecida. Pode deixar que continuaremos assim, nosso objetivo é auxiliar o trabalho dos professores, afinal sou uma, e sei bem das dificuldades enfrentadas.

      Abraço, Isabella Siqueira

      Excluir
  7. Boa tarde achei muito interessante! Se vcs tiverem algum planejamento de Língua Inglesa e puder postar agradeço, estou começando esse ano a lecionar e to perdida com esse planejamento!!

    Agradeço,


    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Na verdade você encontrará modelos de Planejamentos de Língua Inglesa nos sequintes blogs: http://pipcbcingles.blogspot.com.br/
      http://inglesmineiro.blogspot.com.br/

      Nos temos Analistas específicos para cada disciplina. Espero ter ajudado. Obrigada pelo elogio. Abraço!

      Isabella Siqueira

      Excluir
  8. Amei todo o conteúdo postado.

    ResponderExcluir
  9. Vocês são demais. Sou professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna Inglesa em Minas Gerais e sempre visito o blog de vocês que tem ótimos exemplos de atividades. Isso sempre me ajuda a enriquecer as minhas aulas. Parabéns para vocês! Adoro!!!.
    Abraços

    ResponderExcluir