sexta-feira, 2 de março de 2012

Avaliações Diagnósticas

"Nem pense em iniciar o trabalho pedagógico partindo da premissa do que você ACHA que os alunos já sabem. É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda ela não sabe.

O instrumento para fazer isso é realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

Não se surpreenda se, ao analisar os resultados levantados na Avaliação Diagnóstica você tenha de fazer ajustes no Planejamento. Afinal, quando o Planejamento é criado, o aluno ainda não foi avaliado, e portanto, o Planejamento é elaborado com base em um aluno “ideal”, e portanto, é um Planejamento longe da realidade dos alunos, pois o Professor o elabora baseado em suposições e não em dados reais.

E antes que você reclame que realizar a Avaliação Diagnóstica é uma “perda” de tempo porque você tem que “dar conta” do Planejamento até o final do ano, já lhe aviso: o objetivo maior que você deve cumprir é criar todas as condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de aprendizado e não apenas para cumprir o Planejamento.

Por isso mãos à obra: comece o planejamento pela Avaliação Diagnóstica. Já diz o ditado: Se você falha em não planejar, você com certeza, já planeja falhar."

Segue abaixo um modelo de avaliação diagnóstica para cada ano! Espero que ajude!

 Avaliação Diagnóstica para 6º ano


Avaliação Diagnóstica para 7º ano


Avaliação Diagnóstica para 8º ano


Avaliação Diagnóstica para 9º ano



12 comentários:

  1. Parabéns! As avaliações estão muito boas!
    Abraço!
    Janaína.
    SRE Barbacena.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG ,É MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE SABEM COMPARTILHAR.UM ABRAÇO CARLA BH

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas, fico muito feliz em saber que estou ajudando e é um prazer compartilhar experiências... Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Gostamos muito do Blog iremos aproveitar em nossas atividades,parabéns!E. E. padre João Botelho BH Eliani e Aldalice Equipe Gestora SRE B

    ResponderExcluir
  5. PArabéns, excelentes avalições. Você não teria mais? Nossa , você deve ter gastado muito tempo para elaborara s questões.Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Parabenizo pela postagens das avaliações. Que bom que existem pessoas que compartilham suas práticas exitosas! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. As avaliações estão otimas. Gostaria de saber se vocês tem algumas sugestões para as turmas do ensino medio.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho de vocês é excelente, está me ajudando, pois sou professor iniciante e ainda estou cheio de dúvidas no que aplicar no cotidiano das aulas.
    Muito obrigado e Parabéns!!
    Enio Garcia - SP/SP

    ResponderExcluir
  9. Ótimo trabalho! Professores, devemos nos unir e compartilhar sempre as boas práticas em busca da educação ideal!

    ResponderExcluir
  10. Muito Bom!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo Blog. Com certeza, o trabalho desenvolvido por vcs é excelente.

    ResponderExcluir
  12. Você está de parabéns, eu estou iniciando carreira agora e gostaria de saber as respostas corretas de suas avaliações diagnósticas do 6º ao 9º ano, pois tenho apenas alguns meses de experiência e não quero falhar com meus alunos, por confiar em seu trabalho, peço-lhe auxílio. Meu email é mabbotvan@hotmail.com

    Obrigada,

    Maria

    ResponderExcluir