domingo, 11 de agosto de 2013

LIVRO DIDÁTICO

               A maioria dos professores ficam em dúvida na hora de escolher o livro didático. E com razão, é um momento muito importante e que fará parte do cotidianos dos alunos por três anos. Esse ano recebemos algumas coleções e analisamos durante esse período de férias. Alguns mudaram apenas a "embalagem" outros melhoraram o conteúdo, mas nunca encontraremos um livro perfeito, que vá seguir totalmente o nosso CBC de Minas Gerais. Como já explicamos em Capacitações o livro didático é nacional, faz parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e sendo assim, sempre vai deixar alguma coisa a desejar para algum Estado. Ele precisa ser suporte e não um guia.

               A coleção que achamos mais completa é Vontade de Saber Português das autoras Rosimeire Alves e Tatiane Brugnerotto. Nela, encontramos os gêneros textuais mais abordados, a gramática contextualizada em muitos pontos e um início de Sequência Didática em cada capítulo, com questões voltadas para as habilidades. 

               Fica aí a tarefa de casa para vocês: é preciso analisar, completar a Sequência Didática com outros textos e adaptar a gramática ao gênero trabalhado. Estudem com carinho o livro didático, ele pode ser um excelente suporte, se soubermos utilizar!




Um comentário: